Quais são os tipos de esquadro de carpinteiro?
Utilizado em diversas funções, o esquadro é um instrumento de medição de extrema importância. Seja medindo e traçando ângulos retos, linhas perpendiculares ou inclinadas, o item se faz presente em diversos momentos. Além do mais, existem diferentes modelos de esquadros que são adaptados conforme a profissão que você exerce.
Quais são as partes do esquadro
Mesmo que você já tenha adquirido um modelo anteriormente, às vezes bate uma confusão quanto ao modelo ideal, são tantos para decidir e realizar diferentes funcionalidades! Por exemplo, existem aqueles em formato de “L”, comumente utilizados em trabalhos de carpintaria e mais vendidos em lojas de construção, como é o caso da Tem na Trena.
Já o clássico triangular é mais utilizado em desenhos, ou em escolas, geralmente são fabricados em madeira ou plástico.
Para saber qual o modelo ideal para você, basta se atentar a três características do esquadro: Ângulo
Quando falamos em esquadro, temos duas angulações distintas, sempre considerando a variação dos triângulos. Os chamados esquadro isósceles e o esquadro escaleno. Não se preocupe que vamos explicar cada modelo:
- O esquadro isósceles é comporto por um ângulo de 90° e dois de 45°. Perfeito para fazer linhas inclinadas como também as perpendiculares.
- Já o esquadro escaleno é formado por um ângulo de 90°, um de 30° e outro de 60°. Geralmente é utilizado em conjunto do esquadro isósceles, já que auxilia no traçado das linhas perpendiculares e paralelas.
- Vértice
O ponto fundamental de união entre as linhas do esquadro que formam os ângulos do objeto. Podemos encontrar modelos com 2 vértices, sendo os mais comuns entre os carpinteiros e 3 vértices, o modelo mais comum.
- Escala
São aqueles números gravados em um dos lados do esquadro, ou seja, as medições. Apesar de grande parte da procura pelo objeto ser pelo sistema métrico, também podemos encontrar a numeração em polegadas, sendo assim parte do sistema imperial.
Tipos de esquadro
Como dito anteriormente, há mais de um modelo para os mais diversos trabalhos, dessa maneira, confira os tipos de esquadro:
- Esquadro de carpinteiro: fabricado geralmente em metal, apresentando dois vértices e é comumente o mais procurado no mercado.
- Cantoneira: uma viga de metal que é dobrada no mesmo ângulo do esquadro, usado principalmente em projetos arquitetônicos
- Esquadro universal: geralmente porta mais opções de medidas, podendo utilizar tanto a parte interna quanto a parte externa do triângulo.
Colocando em prática
Agora que você sabe diversos detalhamentos e características do esquadro, vamos conferir onde usá-lo:
- Metalurgia: perfeito para auxiliar no mapeamento do ponto exato onde devemos realizar o corte ou a soldagem de algumas peças.
- Carpintaria: são parte fundamental na hora de marcar os ângulos de construção de móveis e outros objetos que necessitam de corte com um arco de serra extra tensão e montagem precisa.
- Desenho técnico e design: muito utilizado em profissões como designers e arquitetos.
Aqui na Tem na Trena você pode conferir diversos modelos, como também um estilete starrett s011, chuveiro de parede e mais!