Quadro Elétrico: como instalar?

Quadro Elétrico: como instalar?

Com toda certeza, você já deve ter visto um quadro elétrico na parede de sua casa ou de sua empresa. Ele que também é conhecido como quadro de força ou simplesmente quadro de luz, além de quadro de distribuição, ele nada mais é do que um componente que é agregado ao sistema de fornecimento de energia que conta com a função de concentrar todos os cabos referentes à fiação elétrica e também por distribuir energia em subcircuitos para todos os ambientes do imóvel. Saiba que aqui na Tem na Trena, inclusive, você pode comprar disjuntor siemens e muito mais.

Pensando nisso, nós da Tem na Trena separamos para você as melhores informações sobre o quadro elétrico e vamos lhe ensinar ainda como instalá-lo. Confira!

Qual a função do quadro elétrico?

É importante entender que é no quadro elétrico que todo o cabeamento da sua instalação elétrica, seja de sua casa ou de sua empresa, está localizado: tomadas, circuitos de iluminação, demais cargas, além de outros. Vai funcionar assim: a partir de um ramal de entrada, esse que é protegido por um disjuntor geral, o quadro vai receber energia da distribuidora e a potência resultante dessa entrada de energia será dividida entre os vários disjuntores, dos quais irão partir os circuitos para que os interruptores sejam acionados, eles que são responsáveis pelo controle de iluminação ou até mesmo para ligar aparelhos e máquinas e assim por diante.

Como instalar um quadro elétrico

Aqui, é muito importante entender que os principais componentes que são usados em todos os tipos de quadros elétricos são: terminais de barramento neutro, disjuntores e outros dispositivos de proteção, terminais de barramento de proteção (terra) e também barramentos de interligação de fases, além do cabeamento dos circuitos.

Para que a instalação seja realizada, saiba que também são necessárias algumas ferramentas muito importantes. São elas:

– Chaves de fenda e Philips;

– Alicate de corte frontal e universal;

– Fita isolante;

– Botas, luvas, máscara e óculos de proteção para a sua segurança.

Aqui, o primeiro passo antes de começar a instalar o seu quadro elétrico é fazer todo o dimensionamento dos dispositivos elétricos de proteção (disjuntores, DPS, DR) e também dos cabos elétricos. É importante ainda fazer a divisão de circuitos que, além de ajudar bastante na identificação de possíveis falhas elétricas que possam acontecer no futuro, vai garantir uma melhor visualização dos circuitos por área da instalação.

Com todo o dimensionamento feito, chegou o momento de escolher o quadro correto que consiga comportar todos os dispositivos. A escolha do quadro é extremamente importante, não apenas pelo seu tamanho, mas também porque ele interfere, de maneira direta, na montagem do mesmo, isso porque ele pode muito bem ser de sobrepor ou também de embutir.

Aqui na Tem na Trena você encontra os melhores quadros elétricos do mercado, como o nosso quadro elétrico Siemens e muito mais. Venha conferir as nossas melhores ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.